sábado, 13 de outubro de 2007

.: simples como Jesus

Por Rodrigo César

texto base: Filipenses 2:5-11

Bom, a inspiração para estudar um pouco sobre esse traço do caráter de Cristo – a simplicidade – foi o refrão de uma música do Paulinho Makuko:




“Pois ao Seu lado eu sou
Sou rei que nem Davi,
Forte feito Sansão,
Simples que nem Jesus.”





Repare que ele destaca um ponto marcante da vida de cada um desses personagens bíblicos, de Davi destaca a realeza, o pequeno pastor de ovelhas que recebeu de Deus a maior honra que um homem pode ter na terra, o cargo mais alto na hierarquia social – Rei.
De Sansão destaca a força, a força sobrenatural que fazia dele um homem diferente, força que vinha de Deus e simbolicamente estava nos cabelos, mas conforme sabemos, mesmo sem cabelos Deus deu a ele força para se livrar das correntes, força que faz um homem ser respeitado onde estiver.
Mas de Jesus, sim esse Jesus que andou sobre as águas, esse mesmo, aquele que multiplicou pães e peixes, transformou água em vinho, esse mesmo que não era forte como Sansão mas parava a tempestade apenas com suas palavras, aquele que curava cegos, coxos, leprosos, aquele que morreu por você e ainda ressuscitou só pra poder continuar te amando, desse Jesus ele destaca a simplicidade.

“que, sendo em forma de Deus, não quis tomar o lugar de Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens ; e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Fp.2:6-8

Jesus era Deus, mas mesmo sendo DEUS, ele tomou nossa forma aqui na terra, ele se despiu dos privilégios de ser Deus, pensa como é ser Deus! Deus não precisa sofrer, não precisa jejuar, Deus não é tentado no deserto; mas Cristo tomou realmente a forma de um homem, para dar aos homens um exemplo de vida.

Paulo diz que devemos ser imitadores de Cristo, certo? Quantos pães você já multiplicou hoje?
Nenhum?! Como assim amigo, vamo lá, o paralítico já ta esperando pra andar!! Heheheh...será que foi isso que ele quis dizer? Não que Deus não possa realizar isso através da nossa vida, Ele pode, Ele pode todas as coisas, mas o grande lance de ser imitador de Cristo, é imitar o Cristo humano, o caráter de Cristo, o Cristo simples; e o próprio Paulo nos instrui nesse sentido. No versículo 8 ele fala de Cristo: “e achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo” , voltando um pouco até o versículo 3, Paulo fala diretamente conosco (no caso representados pela igreja de Filipenses): “ nada façais por contenda ou por vanglória mas por humildade”, olha aí como imitar o Cristo que se humilhou até a morte: sendo humilde. E tem mais: “cada um considere os outros superiores a si mesmo”, aqui está o caráter de Jesus de novo, o Messias que em sua simplicidade lavou os pés dos discípulos, em sua simplicidade foi batizado por João Batista, ele que era o próprio Deus, na sua simplicidade conversava com prostitutas, mulheres impuras, ele considerava os outros superiores a si mesmo.

Jesus nunca impôs nada, nunca foi autoritário, nunca quis privilégios, porque essas atitudes não condizem com uma pessoa simples.
Pior que é fácil falar né...e até parece fácil lendo..mas devemos nos esforçar para alcançar na nossa vida essa simplicidade, essa humildade.

Uma vez vi uma reportagem, acho que no Fantástico, falava de pessoas bem-sucedidas executivos importantes que possuíam muitos bens, mas que deixavam tudo isso, vendiam e doavam parte dos bens, reduziam ao máximo suas atividades profissionais e , em casas menores, com carros mais simples, deixavam mais tempo para a família e para si mesmos, mostrou um cara que trocou uma master casa por um apê simples, e ele dizia que agora havia encontrado a felicidade que ele não tinha nos bens que possuía. A reportagem falava que essa era uma tendência e que cada vez mais e mais pessoas “abastadas” estavam substituindo seu estilo de vida luxuoso por uma vida simples.
Heheh, se eles tivessem lido a Bíblia antes não teriam perdido parte da sua vida na infelicidade.

Existe uma revista que chama VIDA SIMPLES, ela é cara, o que eu acho que não condiz com sua ideologia, mas tudo bem. É muito gostosa de ler, tem um design limpo, páginas claras, sem fotos, ilustrações ou textos apelativos, fala de coisas simples, para uma vida simples, incentiva o treinamento do pensamento, da leitura da filosofia. Focos importantes para a sociedade mas que estão sendo esquecidos.

Vamos fazer a diferença, Jesus foi um revolucionário, que não provocou nenhuma guerrilha, e sua simplicidade gerou uma ideologia de vida que perdurou mais de dois milênios. Jesus era um estudioso, aplicava a palavra, venceu o diabo sem provocações e exageros, mas com simples textos bíblicos que são verdades de Deus para nossa vida.

Paulo prossegue o texto (do versículo 9 ao 11) dizendo: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai.”

Pois é, Jesus, simples como foi, fez história, e hoje diante do nome dele todo joelho se dobra.

Ouvindo uma vez a famosa música Índios do Renato Russo eu quase soltei um “Glória Deus” nessa estrofe..hehehe..:

“Quem me dera ao menos uma vez
entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
É só maldade então deixar um Deus tão triste.”

Comentei com o Thiago e ele disse: “uma coisa é fato: todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”
E é verdade, por mais perdida que esteja atual sociedade, ela reconhece que Jesus é o Senhor.

Bom, sejamos simples.

É simples..hehe..sério...bem simples..






Deus simplesmente os abençoe!! : )

Um comentário:

Bruno César disse...

Um tanto quanto totalmente exelente.