quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O que é Adoração?

Retirado do site: www.projeto242.com
Artigo publicado pelo pastor Sandro Baggio da Igreja "Projeto 242", Vila Mariana.


Nos últimos meses, tenho repensado meu conceito de adoração. Durante muitos anos, adoração para mim era um momento de clímax em um culto, geralmente após um período de cânticos animados, quando eu conseguia voltar toda a minha atenção para Deus e expressar meu amor por Ele com minhas próprias palavras, muitas vezes, em meio a uma melodia improvisada. O problema com essa visão é que tal experiência só acontecia, quando muito, uma vez por semana. E eu não conseguia conciliar esse conceito com outro que eu também acreditava: a adoração como um estilo de vida.

Foi então que descobri que adoração, na verdade, é simplesmente responder de maneira apropriada à revelação de Deus. Em outras palavras, todas as vezes que Deus fala comigo através da Sua Palavra, do Seu Espírito, de alguma pessoa, situação, ou de qualquer maneira, e eu respondo positivamente ao que Ele me falou, então minha resposta é um ato de adoração a Deus. Por exemplo, se eu estiver trabalhando com uma pessoa difícil e Deus me manda agir de maneira amável para com essa pessoa, quando eu faço isso, minha resposta é um ato de adoração a Deus.

Ao pensar nisso, percebi também que há dois grandes inimigos da adoração verdadeira. O primeiro inimigo é a rebelião, nós não gostamos daquilo que Deus está falando a nós, então nos rebelamos contra isso e, conseqüentemente, deixamos de adorá-Lo. É interessante notar o porquê a Bíblia compara a rebelião ao pecado de feitiçaria. Quando nos rebelamos, deixamos de adorar o Deus verdadeiro e passamos a adorar coisas, pessoas, ou nós mesmos. O segundo grande inimigo da adoração verdadeira é a apatia. Nós simplesmente ignoramos aquilo que Deus está revelando, falando, desejando fazer em nós ou através de nós.

Isso significa que eu preciso estar atento a que tipo de resposta eu ofereço à revelação de Deus. A resposta errada pode fazer com que eu deixe de adorar a Deus. Talvez seja por isso que Deus falou através do profeta Amós: "Eu odeio o exibicionismo... Acabem com esse barulho das suas canções; eles são um barulho que incomoda meus ouvidos. Não ouvirei suas músicas, por mais belas que sejam. O que Eu quero ver é a justiça correndo como um rio. Quero ver uma correnteza de justiça e retidão." (Amós 5.21-24) E através de Isaías: "Este povo me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." (Isaías 29.13)

Deus está procurando incitar respostas positivas em nosso coração. Ele busca pessoas cujo coração está aberto, submisso à Sua vontade e dispostos a obedecer sua voz na rotina da vida. Se ao invés de nos rebelarmos ou ignorarmos o que Deus está requerendo de nós, respondermos a Deus com o coração aberto, então nossa resposta será um ato de adoração. Sempre que respondermos de modo apropriado, estamos adorando.

Desta maneira, a adoração é algo sempre iniciado por Deus. Meu papel na adoração é simplesmente responder à revelação e atuação de Deus em minha vida.

Soli Gratia!

Sandro Baggio, pastor

"Qualquer coisa menor que Deus irá te decepcionar." E. Stanley Jones

Nenhum comentário: